Fuleco sem verba suficiente para programa de preservação. |
O Fuleco tem sido usado amplamente em todo o planeta como mascote
dessa Copa do Mundo. A sugestão de usar o Tatu-bola como mascote foi
da Associação Caatinga. Contudo, a Fifa concordou em ceder parte dos lucros
obtidos, doando-os para a associação, que usaria o montante para a preservação
do animal.
Algumas estimativas apontam que, só no Brasil, as vendas do
Fuleco vão gerar uma renda de mais de 2,4 milhões de dólares para os
fabricantes.
A Fifa oferece apenas 300 Mil reais, divididos em 10
prestações, apenas cerca de 0,01% da renda obtida. A Associação Caatinga se
recusou a receber o “montante” e as negociações terminam sem um acordo.
Fontes revelaram que a ong pediu um valor muito alto para a
entidade e os diretores acabaram se recusando a aumentar a proposta. O pedido
foi que a Fifa destinasse pelo menos 1 milhão para uso em programas para a
preservação do animal.
A oferta foi de apenas US$ 30 mil por ano, durante uma
década. Só a cerimônia de abertura custou R$ 18 milhões e foi um tremendo
fracasso.
A FIFA sai do Brasil com mais de 10 bilhões nos bolsos e se
nega a financiar a preservação de animal que usou.
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