Aécio Neves já é o vencedor? Se depender das redes sociais SIM.
Os números anteveem um resultado
sombrio para o Partido dos Trabalhadores. Aécio Neves dominou completamente as
redes sociais e mantém um discurso sereno, apelando pouquíssimo para críticas
ao governo atual. Dilma Roussef, que
preferiu uma campanha mais agressiva, deixando propostas de lado e gastando
quase todo o tempo disponível na TV para atacar o candidato adversário e seu
partido.
A estratégia de Dilma de assumir
uma posição de heroína, de salvadora da pátria, de manter um discurso repleto
de “eu fiz”, com frases como “eu tirei milhões da pobreza” ou “os brasileiros
foram resgatados da miséria por LULA e Dilma”, parece não surtir mais efeito. Em
uma de suas frases de praxe a candidata Dilma, usando números manipulados, chega a dizer que havia 50 milhões de indigentes quando o PT assumiu o governo. Ora,
ninguém gosta de ser chamado de indigente.
Um dos cartazes de DILMA diz que
foi ela quem criou as condições para o Brasil combater a corrupção. Esse chega
a soar como PIADA na medida em que o PT tentou inúmeras vezes impedir a CPI da
Petrobrás e atrapalhar outras investigações em andamento.
Para explicar esse número
rapidamente basta dizer que para ser definido como miserável na época de FHC
era necessário ter renda menor que R$ 80. No governo do PT os números foram
mudados, miserável passou a ser aquele que tem renda menor que R$ 70 (em 2014
esse número aumentou para R$ 77). A equipe de Dilma manipula dados. O que mudou
na verdade foi apenas a definição de indigente, ou miserável.
Ao contrário do que tem ocorrido
em relação à campanha de Dilma, a estratégia de Aécio Neves parece surtir melhor
efeito. Aécio usa frases curtas, acusa pouco e mostra mais tranquilidade e
preparo.
A maioria dos brasileiros sabe
muito bem que FHC deixou um país pronto para crescer nas mãos de LULA.
Portanto, essa estratégia do PT de atacar FHC tem soado muito mal aos ouvidos
do eleitor.
Nos últimos anos a maioria das
grandes questões políticas tem sido significativamente influenciadas pelas
redes sociais, e nesse quesito o candidato tucano parece ter maior êxito. Enquanto
Dilma Roussef tem 1.4 milhões de seguidores no facebook, Aécio Neves tem quase
o dobro, 2,5 milhões. Os seguidores de Aécio parecem também vencer no quesito
participação, enquanto Aécio tem 4,5 milhões de pessoas alcançadas pelas
postagens, Dilma tem menos da metade disso, cerca de 2,1 milhões de pessoas.
Esses resultados são inesperados
para quem acompanhou a movimentação do Partido dos Trabalhadores há alguns
meses, promovendo um grande encontro de blogueiros e web designers, justamente
para realizar um grande adestramento sobre engajamento virtual e
estabelecimento de estratégias conjuntas. A militância de Aécio Neves não foi
organizada em nenhum congresso, as pessoas aparentemente se engajaram
voluntariamente em sua campanha, sem nenhum tipo de remuneração.
Aécio Neves está atualmente em
vantagem, mas não pode descansar. Seu desafio maior no momento é conquistar os
eleitores mais afastados da grande rede.
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