10 de janeiro de 2013

Mercenários, exércitos privados. É esse o futuro?


     A Espanha acaba de anunciar o fim de suas forças armadas e outros países da Europa já avaliam a possibilidade de fazer o mesmo. A tendência é de que esses países, em caso de necessidade se valham da contratação de exércitos privados. Já existem grandes empresas que oferecem esse tipo de serviço, como a blackwather e DynCorp Internacional, que treinam milhares de pessoas por ano para a atuação em áreas que vão desde proteção particular a abordagem de navios.

Em se tratando de exércitos privados, ou simplesmente grandes empresas que fornecem segurança, não há novidade nisso. Desde o século XVI que se faz uso de pessoas pagas para realizar serviço militar, sem compromisso de amor a pátria e lealdade a instituições nacionais. O que manda nesses casos é o dinheiro. Os holandeses usaram mercenários para ocupar partes do litoral brasileiro na época do descobrimento. Portanto, esse tipo de trabalho realmente nada tem de novo.

Recentemente os norte-americanos usaram e abusaram de empresas de segurança para a ocupação do Iraque e Afeganistão. Normalmente instituições desse tipo têm entre seus funcionários ex-militares de forças especiais, comunicações e manutenção de armamento, mas também contam com muitos funcionários que nunca foram militares profissionais. No Iraque e Afeganistão empresas como a Blackwater, DynCorp Internacional realizam várias ações, entre elas a proteção de diplomatas e outros funcionários americanos.

A Blackwather é uma das maiores empresas no ramo da segurança, e já treinou dezenas de milhares de pessoas para trabalhar no ramo da segurança pessoal em áreas de conflito ao redor do mundo. A empresa mantém sua sede no estado da Carolina do Norte o Blackwater Training Center, que trata-se de um enorme complexo que dispõe de uma pista de pouso com 1.800 metros, um “quartel-general”, inclui 300 quartos (alojamentos), estandes de tiro para armas de variados calibres e instalações para simulação de resgate de reféns. No complexo de treinamento os funcionários são preparados para operar de forma efetiva nas mais diversas áreas em conflito ao redor do mundo e recebem treinamento específico em explosivos, tiro, abordagem de navios, resgate, etc.

Pare ser contratado por uma empresa desse tipo é necessário um investimento em adestramento. Clique e leia mais.

Mercenários, militares, brasileiros, forças especiais, blackwather

Nenhum comentário: