27 de fevereiro de 2014

O Fôlego da oposição venezuelana está diminuindo?

O Fôlego da oposição venezuelana está diminuindo?

É possível prever a movimentação das massas por meio das redes sociais?

A participação popular nas redes sociais indica que sim, a hashtag #SOSVenezuela teve seu auge no twitter no dia seguinte ao que Leopoldo Lopéz foi preso. Em 19 de fevereiro a hashtag teve cerca de 610 mil menções, nesse mesmo dia a palavra Venezuela foi mencionada cerca de 2 milhões de vezes. Contudo, de lá pra cá a interação nas redes vem caindo rapidamente. As menções ao General Angel Vivas, personagem importante nessa questão, praticamente desapareceram do twitter após o dia 23.


Observa-se que hoje, 27 de fevereiro, ocorreu uma ligeira subida na interação, a hashtag #ElQueSeCansaPierde, que alcançou 165 mil menções no dia 20, depois de estacionar por quatro dias na faixa de 50 mil menções hoje já ultrapassou a casa dos 70 mil.

Se nesse fim de semana a oposição Venezuelana não crescer excepcionalmente em participação popular, dificilmente poderá se manter por mais tempo. O cenário atual nos leva a crer que não será dessa vez que o governo de Nicolás Maduro cairá. Mas a movimentação não foi em vão, um novo líder se consolidou, Leopoldo López, uma aliança entre ele e Caprilles seria invencível.



A questão da Ucrânia pelo prisma das redes.

Em uma análise das movimentações das redes sociais em relação a crise na Ukrania, principalmente twitter, podemos observar o engajamento e interação da sociedade em torno de um propósito. Observa-se que o ápice da interação nas redes foi entre os dias 19 (209 mil menções da palavra Ukraine) e 20 de fevereiro (188 mil). Foi uma movimentação virtual enorme, para que no dia 21 a multidão assumisse o controle da Praça da Independência. Temia-se que as negociações com líderes europeus levassem o governo a declarar estado de emergência, deslocando tropas para retomar a praça.

No sábado pela manhã (21) os soldados, que não estavam dispostos a agir contra seu próprio povo, mobilizaram esposas e mães pra que se posicionassem em frente aos quartéis, os impedindo de sair. As menções no twitter se estabilizaram após o dia 21, pois as 15 horas Yanukovic abandonou o cargo.





Nenhum comentário: