7 de maio de 2014

Bolsonaro Presidente. Piada de mau gosto como dizem? Ele representa realmente a direita ou tem sido combatido por ser um grande obstáculo à reeleição de Dilma?



Revista Sociedade Militar. http://sociedademilitar.com.br

Nas últimas semanas a esquerda se colocou em estado de alerta. Vários sites conhecidos e até alguns blogs da Veja tentam ridicularizar a pré-candidatura de Jair Bolsonaro à Presidência. Bolsonaro para muita gente é a única alternativa para cooptar os milhões de votos brancos, nulos e abstenções, bem como de muita gente que votaria em outros candidatos pela simples falta de um nome realmente de direita. Se isso realmente ocorrer será inevitável que Dilma Roussef seja empurrada para o segundo turno das eleições presidenciais de 2104. A essa altura o PP deve estar sofrendo grande pressão para que o nome de Jair Bolsonaro não seja aprovado para a candidatura a Presidência do Brasil.
Nesse pequeno texto vamos analisar algumas das intrigas e posicionamentos do militar-político mais expressivo do país, procurando verificar se ele realmente reflete os anseios da direita brasileira.
História. Bolsonaro se formou na AMAN em 1977, especializado em paraquedismo. Ainda como oficial subalterno foi punido (seg. Informações de J.Passarinho) por ter participado de manifestação pedindo melhores salários para os militares. Dois anos depois da punição, em 1988, Jair Bolsonaro foi eleito vereador pela cidade do Rio de Janeiro. Se hoje qualquer militar que se engaje politicamente ainda pode ser visto com maus olhos por alguns superiores mais tradicionais, quanto mais na década de oitenta. Nas eleições seguintes foi eleito Deputado Federal pelo Partido Democrata Cristão e até hoje ocupa uma cadeira em Brasília.
Mesmo tendo sido perseguido por alguns militares de escalões superiores, Jair Bolsonaro não aparenta ter nenhum tipo de rancor para com as instituições militares, muito pelo contrário, sempre que pode exalta as virtudes de seus companheiros de farda das forças armadas e auxiliares.
Recentemente testemunhei Jair Bolsonaro discursando em uma manifestação no centro do Rio, em frente ao Palácio Duque de Caxias. Foi impressionante ver como ele é adorado por seus companheiros de farda e pela sociedade carioca. Suas palavras naquele dia foram duras contra a política empreendida pelo governo atual, que para ele é socialista e orientado por Fidel Castro.
Bolsonaro é odiado por muitos políticos por conta de sua intrepidez, ousadia em falar o que pensa e por enfrentar seus adversários cara-a-cara. Sem se prender a já conhecida ética parlamentar, ele é tido como “grosso” e mal educado. Muita gente acredita que quando Raldolfe Rodrigues tentou proibi-lo de entrar em um quartel no Rio, Bolsonaro disfarçadamente deu-lhe um pequeno soco na barriga. Nada foi provado e o parlamentar foi absolvido da acusação.
A política brasileira está repleta de gente que adota uma posição politicamente correta, que atualmente é a da esquerda. Por conta disso há poucos candidatos que assumidamente representam as grandes porções da sociedade que hoje se assumem como de direita, conservadores, liberais ou simplesmente NÃO ESQUERDISTAS. 
Tradicionalmente, por conta do intervencionismo governamental, facilidade dos empresários obterem financiamentos públicos e do próprio desinteresse da classe política, no Brasil não se desenvolveram grandes partidos que se assumem como de direita. Surpreendentemente ha indícios de que isso está por mudar, ha novas mobilizações e movimentações interessantes ocorrendo. 
Vejamos os principais posicionamentos da camada da sociedade que, englobando conservadores, de direita e liberais, hoje pode ser chamada de "não esquerdista", e confira se  realmente Jair Bolsonaro pode ser considerado seu representante. Lembramos que hoje um representante de expressão pode, ainda que não eleito, se tornar a peça que falta para a união e mobilização dessa significativa e influente parcela da sociedade.

Posicionamento da DIREITA / CONSERVADORES
Posicionamento de JAIR BOLSONARO
A defesa da honestidade na gestão do patrimônio público
É mais do que provado que Bolsonaro não é corrupto, se o fosse já teria sido confrontado, pelo número de inimigos que possui na política.
Maioridade Penal
Ainda em 2007 Bolsonaro propôs plebiscito sobre a redução da maioridade penal.
A redução dos impostos
    Bolsonaro em 2011 se posicionou contra o governo na questão da CPMF, em 9/02/2011 ele disse “Antecipo meu voto contrário à criação da CPMF, porque este Governo arrecada muito hoje em dia...
    Ajuda para quem precisa e não para quem não quer trabalhar. Contra o assistencialismo eleitoreiro (bolsas).
    Em 02/02/2011 Bolsonaro disse: “Essa massa, que cresce, que é incentivada a ter mais filhos, a viver na ociosidade, fruto do trabalho de quem produz para jogar para o Bolsa Família, leva-nos, cada vez mais, a um país de miseráveis.
    Contra o Comunismo, socialismo etc.
    Está claro que Bolsonaro se posiciona veementemente contra o socialismo e contra aqueles que o defendem. Em 2010 requereu a libertação, imediata e incondicional, de todos os prisioneiros políticos mantidos pela República de Cuba.
    O livre mercado
    Bolsonaro assinou projeto de lei contra o intervencionismo estatal, defendendo a liberdade de mercado.
    Patriotismo, valorização das Forças Armadas e auxiliares.
      Bolsonaro requereu reiteradamente a presença do Min. da Defesa para prestar esclarecimentos sobre a evasão de oficiais e sargentos das F. Armadas, da situação remuneratória e sobre a falta de votação da MP 2.215 de 2001, considerando já decorrido mais de 10 anos de sua edição. Em 15/4/2009 apresentou emenda para o art. 142 da Constituição Federal. Estabelecendo que a remuneração dos militares das Forças Armadas não teria valores inferiores aos postos e graduações correspondentes das Forças Auxiliares. Ainda em 2009 Bolsonaro manifestou seu apoio à PEC-300 que estabelece um salário justo para todos os policiais do Brasil.
      liberdade de expressão.
        Bolsonaro saiu em defesa dos militares que seriam punidos pela M.Defesa Amorim por expressarem suas opiniões publicamente. Bolsonaro foi contra o PLC 122 que considerava crime de homofobia expressar publicamente qualquer opinião contrária à práticas homossexuais.
        Direito de se defender em caso de agressão.
          Bolsonaro em 11/02/2014 propôs: “para não caracterizar como crime atos de defesa no interior de domicílio. Contra pessoa não autorizada a entrar. “
          Robson A.D.Silva - Cientista Social.


          Um comentário:

          Anônimo disse...

          Vejo muitas pessoas manifestando esperança na candidatura de Jair Bolsonaro, porém o partido PP está está cheio de apadrinhamentos e pretende apoiar Dilma.
          Vamos boicotar o PP não votando em nenhum candidato apoiado por eles caso o nome indicado não seja o de Jair Bolsonaro para presidente!