16 de maio de 2014

“Mercenários” brasileiros no Yemem - 1.300 dólares por dia.

Mercenários” brasileiros no Yemem - 1.300 dólares por dia.



Para se integrar em um exército de insurgentes as exigências não são muitas, ter experiência de apenas um ano em uma força militar ou policial do ocidente pode bastar. 70% dos membros da AL-Qaeda no Yemem são estrangeiros.

No final do mê passado uma ofensiva contra membros da Al-Qaeda no Yemem deixou diversos mortos, entre eles pelo menos dois brasileiros. Entre os mortos estão também alemães e franceses, segundo informações do governo local. Desde o ano passado há informações de que a Al-Qaeda paga cerca de 1.300 dólares por dia para ex-militares que se alistam em suas fileiras. Ha informações de que somente na Síria existem mais de 5.000 estrangeiros combatendo contra as forças oficiais.


Um relatório feito ainda em 2012 ressaltou o risco de que os combatentes estrangeiros representam para seus países de origem, já que depois de retornarem podem chegar com conhecimento e treinamento diferenciado, e principalmente, com uma ideologia que os torne perigosos, propensos a realizar atividades terroristas. O relatório evita tocar em questões religiosas, tendência adotada pelas principais instituições de inteligência em suas declarações públicas. Contudo, sabemos que a maioria dos terroristas da atualidade são radicais islâmicos.

A Europa tem visto um aumento no número de seus cidadãos que entram na Síria como "jihadistas". Grã-Bretanha, Irlanda e França estão entre os países da UE têm o maior número de militantes na Síria, o relatório na época não mencionava a presença de sul-americanos.
O governo do Yemem relata que cerca de 70% dos guerrilheiros no país são estrangeiros. O presidente Abdu Rabbu disse que há brasileiros no exército Jihadista.

Veja aqui. http://sociedademilitar.com.br/index.php/joomla-overview/393-ex-militares-tem-atuado-como-mercenarios-nas-fileiras-da-al-qaeda.html

Nenhum comentário: