24 de junho de 2014

Partido Militar e PMDB. É possível essa aliança?

Rapidinha política. PMDB no Rio se esquiva de DILMA, sonda Partido Militar e se alia ao DEM.

Há alguns meses temos recebido informações sobre reuniões de membros do partido militar carioca com o Doutor Afonso Monera, secretário do governo do Estado do Rio de Janeiro, e Comandante Brunet, da assessoria militar do Governo do Estado. A Assessoria Militar, segundo o próprio Brunet, militar reformado, tem o objetivo de promover:  a integração das 3 Forças Armadas com o Governo do Estado do Rio de Janeiro

Algumas fotografias desses eventos foram tiradas no Palácio Guanabara e na Região Serrana do Rio. A princípio estranhamos, algo destoava da normalidade, parecia evidente que o PMDB no Rio de Janeiro abandonaria o apoio ao PT de Dilma, no nosso ponto de vista única possibilidade plausível de obter uma aliança com os militares e, quem sabe, até com o PRTB, partido por onde estes lançarão suas candidaturas no estado. Estima-se que no Rio a quantidade de eleitores ligados à família militar ultrapasse a casa de 1 milhão.

A princípio temos conhecimento de que os militares cariocas poderão lançar um candidato à Deputado Federal e dois para Deputado Estadual, tudo indica que deverão ser o Subtenente Gerson, o Sargento Feliciano, o que pulou da Ponte Rio Niterói, e um ex-militar, chamado Bruno Nascimento, bastante conhecido por promover eventos esportivos e filantrópicos em comunidades cariocas. Já que o PRTB-PMB não dispõe de tanta verba assim é plausível que exista mesmo alianças também com outros partidos.
Porém, esse namoro entre o PMB carioca e o governo do Rio não é mais segredo há algum tempo, em páginas do PMB e na própria Fanpage da Assessoria Militar há várias postagens divulgando o assunto. Nas redes sociais alguns membros do Partido Militar mostraram otimismo em torno dessas reuniões, algumas realizadas em pleno Palácio Guanabara, entre a executiva do Partido Militar e o secretário de estado do Governo do Rio de Janeiro.
Não temos ainda informação sobre uma aliança formal. Mas, acompanhando a política de perto percebe-se claramente que, como o apoio à Dilma Roussef vai se esfacelando aos poucos em vários locais do país é sempre possível uma guinada um pouco para a direita por parte do PMDB, começando pelos estados, já que são independentes em relação à executiva nacional.
Essa semana nossas suspeitas da cisão se confirmaram, quando Cezar Maia (do DEM) confirmou que será candidato à Senador nas próximas eleições com o apoio irrestrito do PMDB. Sim, é verdade, o PMDB do atual governador Pezão se aliou mesmo ao DEM, inimigo do Partido dos Trabalhadores, tornando praticamente, eticamente e racionalmente impossível manter o apoio à candidatura de Dilma Roussef. Outra bomba para Dilma foi o PTB também ter anunciado seu rompimento com o PT.

Não se sabe ainda se a aliança entre os militares será realmente efetivada, nem em que patamar estão as negociações. Mas a decisão do PMDB carioca em relação ao apoio ao DEM, auto-denominado como de Direita, é um dado interessante, que pode ajudar a alavancar essa união entre militares e PMDB.

Nenhum comentário: