19 de setembro de 2014

“Normalcy bias” – Você sabe que a tragédia vem, mas permanece imóvel.

“Normalcy bias” – Você sabe que a tragédia vem, mas permanece imóvel.
O governo atual fez com que o Brasil literalmente retornasse 20 anos na história. A Petrobrás nunca deu tanto prejuízo, a Eletrobrás nunca deu tanto prejuízo. A Petrobrás atualmente é a empresa mais endividada do planeta, com uma dívida na ordem de 300 bilhões de reais.
A inflação atual supera todos os limites estabelecidos pelo governo, e nós sabemos que isso tende a piorar. A política econômica intervencionista do PT não tem conseguido reduzir a taxa de desemprego no país. Nem os índices esquisitos usados pelos institutos, como a contagem de desempregados que somente leva em consideração aqueles que efetivamente saem em busca de emprego, esquecendo os que ficam em casa, porque já desistiram, conseguem maquiar o que vemos nas ruas.
É quase impossível que em 2015 não tenhamos racionamento de energia no Brasil, e de água. Mas como? Perguntamos. Afinal o Brasil tem as maiores reservas de água do planeta! Simples, falta de planejamento e o dedo do estado nos setores energéticos é o que descontrola tudo.
Se não fosse o governo segurar alguns preços, como o custo da energia e combustível, a inflação certamente já teria ultrapassado os 10%. Mas segurar preços não adianta, isso tem que acontecer naturalmente. Não dá pra vacilar em economia. As políticas econômicas têm de ser ortodoxas, o estado tem que prover infra-estrutura, tem que haver segurança para o investidor, livre concorrência, impostos baixos etc. Isso mantém os preços estáveis, como acontece nos países mais adiantados, como EUA e Inglaterra, onde o governo não bota o dedo onde não é chamado.
Acabado o ano eleitoral, o governo não terá mais como intervir nos preços, o que faz de forma irresponsável, apenas para manter o status e conseguir a reeleição de DILMA. O país, que já está em recessão, muito provavelmente entrará em um período de hiperinflação. Quando o trabalhador receber o salário terá de correr para o mercado afim de comprar antes da próxima remarcação de preços, que será diária.
Vivemos sob a égide de um governo altamente corrupto. Vários ministros foram afastados, vários membros do PT foram presos; novos escândalos, como o da Petrobrás, aparecem a cada dia e a sociedade finge acreditar que a cúpula do governo NÃO SABIA DE NADA.
O que está acontecendo com o brasileiro? Será que nesses 12 últimos anos fomos condicionados a não mais condenar aqueles que praticam ilicitudes? Por que DILMA ainda permanece à frente nas pesquisas mesmo sabendo-se de seu caráter e de tudo o que ocorreu de escandaloso nos últimos meses?
E daí que vem o título desse texto. Dá-se o nome de “Normalcy bias ao estado interessante em que algumas pessoas ficam antes de grandes tragédias. Percebem as evidências, até analisam fatos e chegam a conclusão que a tragédia virá, mas um sentimento de “só acontece com os outros” faz com que permaneçam inertes e muitos acabem morrendo ou perdendo entes queridos. Há muita possibilidade SIM de ocorrer no Brasil o que já ocorre na Venezuela.
O mercado não é como a população. Ele não acredita em governos corruptos e incompetentes. Nos últimos meses temos visto que sempre que Dilma sobe nas pesquisas, as ações despencam. O sinal é claro. _O governo do PT, se continuar, vai quebrar o país. E empresários não ficam em países quebrados, e os que ficam não investem.
__Ótimo! Diriam alguns, que se autodenominam de esquerda. __Detestamos mesmo os capitalistas. Ok. Mas se os capitalistas forem embora como manteremos o nível de emprego necessário para suprir o crescimento populacional? E teremos que comprar as coisas produzidas em outros países. Mas como fazer isso sem dinheiro? Pois, sem emprego não há dinheiro etc.
Quando a crise chegar. E vai chegar, se o PT continuar no poder. O governo não vai se preocupar em te proteger, em colocar água em sua casa ou alimento na mesa da população. Estarão preocupados em salvar a própria pele e de seus “companheiros”. Aumentarão impostos, congelarão salários, expropriarão poupanças etc. Aqueles que se agruparem em torno dos “movimentos sociais” aparentemente terão relativa proteção do governo. Você é um desses? Sem terra, sem teto, sem qualquer coisa? Se não for cuide de se precaver.
Aécio Neves está em terceiro lugar nas pesquisas. Alguns dizem que é o candidato “menos pior” dos três principais. Infelizmente, tecnicamente ele não tem mais possibilidade de vencer as eleições. A não ser que cais outro avião, ou coisa do tipo. Resta-nos então MARINA Silva. Única real possibilidade de vencermos o PT e de pelo menos iniciarmos o ano de 2015 com alguma esperança de reverter essa situação.
É necessário retornar ao objetivo inicial de nossa empreitada. Conseguimos o que muitos duvidavam. Colocamos a re-eleição de Dilma em cheque. Desfaça-se de todo seu orgulho e volte-se para a única possibilidade possível.
É Obvio que não morremos de amores por Marina Silva. Passa ainda longe da candidata ideal para governar o BRASIL. Mas é a candidata IDEAL para derrotar DILMA ROUSSEF, e teremos pelo menos mais um pouco de tempo para reverter o quadro.
Robson A.D.Silva – Em Revista Sociedade Militar.
20141127888881. 19/09/2014.


Nenhum comentário: