10 de outubro de 2014

Massacre iminente na SÍRIA. Internacional, inteligência, conflitos.


Se a cidade de Kobani foe tomada pelo grupo Estado Islâmico há grande possibilidade de um grande massacre. Soldados e cidadãos turcos insistem em participar dos combates em defesa dos cidadãos de Kobani, mas autoridades da Turquia negam a permissão para que atravessem a fronteira sem ajuda internacional a cidade fica a mercê do grupo terrorista mais cruel dos últimos anos.
Um refugiado que conseguiu entrar na Turquia disse: “nos vimos com nossos próprios olhos como eles matam crianças, seqüestram mulheres e as vende no mercado... Que tipo de pessoa faz isso. E eles nos chamam de infiéis, eu quero que eles nos expliquem o que é um infiel”
Kobani consegui, por mais de dois anos, ser um pequeno oásis no pesadelo da guerra síria. Controlada pelas Unidades de Proteção Popular (YPG), a milícia do principal partido curdo da Síria, a cidade foi poupada ao conflito, acolhendo milhares de refugiados que ali encontraram refúgio – árabes, curdos, turcomanos. Agora o inferno é ali, à vista do mundo e dos seus habitantes que, aterrorizados pelo avanço do Estado Islâmico, se refugiaram na Turquia, mas que continuam a não querer afastar-se da fronteira na esperança, cada vez mais vã, de que Kobani não será tomada e eles poderão regressar a casa.
O mundo assiste quieto a escalada de violência perpetrada pelo Grupo Estado Islâmico, o mesmo que, segundo a presidente Dilma Roussef, deve ser tratado como se fosse um estado reconhecido internacionalmente, e não como o que realmente é, um exército terrorista que assassina pessoas e exibe seus corpos mutilados para amedrontar os inimigos.
Infelizmente não há indícios que nenhum país vai socorrer a cidade síria e já devemos nos preparar para as cenas de sadismo e terror que devem acontecer ali.
O perigo não para por aí, se a cidade de Kobani cair haverá mais 400 km de fronteira com a Turquia sob o controle do Estado Islâmico, o que poderá fazer com que a guerra assuma proporções incontroláveis.

Nenhum comentário: