5 de setembro de 2014

Discurso de General teria incitado tropas contra o governo. Mentiras, falácias, fofocas, factóides... Não usamos as armas de nossos inimigos.

Discurso de General teria incitado tropas contra o governo. Mentiras, falácias, fofocas, factoides... Não usamos as armas de nossos inimigos.

A editoria de Sociedade Militar recebeu na última semana vários e-mails sugerindo comentar ou republicar um texto que seria a transcrição de discurso proferido pelo General Antônio Hamilton Martins Mourão, Comandante Militar do Sul.

Há poucos meses o Comando Militar do Sul foi duramente atacado pela imprensa.  Primeiro por que o Exército teria se negado a destacar militares para guardar o cemitério onde estava enterrado João Goulart e depois por conta de uma resposta dada pelo então comandante, General Goellner, que em uma das cerimônias em torno da exumação do corpo foi questionado se a presença do Exército no local significava uma retratação por parte dos militares. O general respondeu que: Nenhuma retratação. Nenhum erro histórico. A história não comete erros. A história é história.



O caso agora é diferente, vários sites e blogs publicaram uma suposta declaração do atual Comandante Militar do Sul. Ele teria “complementado” a Ordem do Dia do Comandante do Exército e dito que “Ainda temos muitos inimigos internos que impedem o nosso caminho rumo ao progresso e à democracia” e depois gritado “eles que venham”, ao que a tropa teria respondido “Não passarão”.
Pelo que fomos informados realmente ocorreu um discurso após a leitura da ordem do dia, o que é normal acontecer. Mas as palavras do General Mourão aos seus comandados não foram essas. O General ressaltou o papel do Marechal Luís Alves de Lima e Silva que venceu revoltas internas e concedeu a anistia aos rebelados, garantindo a pacificação do País em momentos difíceis, concluindo que o Exército Brasileiro, inspirado em seu patrono, cumpre a sua missão constitucional amparado na História. Ao final de suas palavras, o General Mourão, numa saudação militar, bradou: "ELES QUE VENHAM!" No que foi respondido pela tropa: "POR AQUI NÃO PASSAM!", a célebre frase proferida pelo então Coronel Emílio Luís Mallet, Comandante do 1o Regimento de Artilharia a Cavalo, na abertura da Batalha de Tuiutí, em 24 de maio de 1866, na Guerra da Tríplice Aliança - frase muito usada pelos artilheiros desde os tempos da Academia Militar.(*)
Estejamos atentos ao que repassamos.  
*E-mail recebido.   Agradecemos aos amigos e colaboradores que ajudaram a desvendar mais essa patranha.

Nenhum comentário: