15 de outubro de 2014

Disputa entre GIGANTES da Igreja cristã esquenta eleições.





O bispo Edir Macedo, com o nome manchado por seguidas denuncias de corrupção e imagens em que ensinava seus discípulos sobre como arrecadar mais dinheiro em suas igrejas, se vê numa situação constrangedora nas ultimas semanas, grande parte dos freqüentadores de suas igrejas declara que optou por votar na candidata Marina Silva, que é cristã declarada e agora apóia Aécio Neves. Edir Macedo da várias demonstrações de que apóia a candidata petista. Ele recebeu Dilma há pouco tempo em seu templo gigantesco em São Paulo, uma imitação em maior tamanho do antigo templo de Salomão. Edir é bastante criticado pelos cristãos em geral não só por sua pregação de formulas mágicas para enriquecimento, venda de objetos milagrosos como saquinhos de sal e águas ungidas.
Uma das ultimas e mais controversas decisões de Macedo foi determinar aos seus Bispos que se vistam como rabinos judaicos, segundo Macedo o seu novo templo agora é a morada de deus aqui na terra.
O partido dos trabalhadores, apesar do apoio de Macedo, não sabe muito bem lidar com essa questão, pois divulgar o apoio de personagem tão controverso talvez seja mais prejudicial do que lucrativo. Edir Macedo é tio de Marcelo Crivella, candidato ao governo do estado do Rio de Janeiro, que foi Ministro da Pesca da atual presidente e candidata, e apóia sua re-eleição.
Há pouco mais de uma semana o pastor Silas Malafaia, opositor ferrenho de Dilma, fez uma declaração interessante sobre isso, ele disse: "O pessoal do PT esconde, mas o Edir Macedo, da Universal, apóia a (reeleição da presidente) Dilma (Roussef). Eu apoio (o tucano) Aécio (Neves). Por que o PT esconde o apoio do Edir Macedo?”
O pastor da Igreja “Vitória em Cristo” faz todos os dias comentários sobre declarações de Dilma Roussef em sua campanha. Segundo Malafaia as declarações de Dilma são mentirosas, ele diz também que após as eleições o PT lutará contra valores cristãos.
Silas Malafaia talvez seja atualmente o líder cristão mais conhecido do país. Edir Macedo é líder da maior igreja do país, com mais de 6 mil templos e quase dois milhões de seguidores. Contudo, Malafaia mesmo liderando uma igreja bem menor, tem uma influência mais abrangente, já vendeu mais de 5 milhões de livros e tem um público bastante fiel, que independente de que fé cristã professe, dá Crédito aos seus posicionamentos e o tem como principal formador de opinião em questões ligadas à igreja cristã.
Diferente de Edir Macedo, Malafaia não tem sobre si acusações de corrupção, e isso é uma grande vantagem.
Não se sabe se por manobra estratégica, já que fora da TV teria menos espaço para criticar o governo ou líderes de outras denominações, ou simplesmente por questões financeiras, ele foi praticamente tirado da televisão aberta. Contudo, independente de possuir menor espaço, Malafaia joga bem em vários campos. Ele é um mestre no uso da internet e literatura cristã. Só no facebook o pastor tem mais de 700 mil seguidores. Aliás, ele cresceu junto com a grande rede, assim como a maioria das pessoas que, independente de que segmento cristão professem, dão crédito às sua declarações.
Recentemente, percebendo que o PT tem tentado assustar a sociedade dizendo que Aécio Neves acabaria com as bolsas do governo, Malafaia divulgou um vídeo em que o presidente Lula diz que a melhor maneira de manipular a sociedade mais carente é por meio da distribuição de alimentos. Independente do vídeo ter dificuldades de ser transmitido pelo Youtube, Malafaia ainda o mantém em seu site, com capacidade de alcançar milhares de pessoas simultaneamente.
Em breve acabará essa disputa de titãs da Igreja Cristã. Percebe-se que hoje a tendência é de que Aécio Neves seja eleito como novo presidente do Brasil.

Nenhum comentário: