12 de novembro de 2014

Militares e a Intervenção na Tailândia. “Façamos igual”, dizem alguns. Entenda isso.


Em comum com o Brasil: O partido no poder se chamava partido  PT (Pheu Thai). A chefe de governo era uma mulher que governava sob orientação de um ex-governante, considerado uma espécie de símbolo do partido. Acusações de corrupção e favorecimentos deram forneciam combustível à crise política.

Muitos oposicionistas do Brasil tem justificado seus pedidos de intervenção militar com base no que aconteceu recentemente na Tailândia. É verdade que há similaridades. Vejamos o que ocorreu por lá, de forma simplificada, é claro:
 A princípio observa-se que a Primeira Ministra da Tailândia, que a imprensa alardeia que foi afastada pelo “golpe militar”, na verdade foi condenada na justiça comum e demitida do cargo. Os militares aguardaram até 22 de maio, depois que todas as possibilidades legais fossem esgotadas.
Os militares suspenderam a Constituição e apresentaram o seu roteiro para retirar a Tailândia da crise política generalizada. Logo após a intervenção, anunciaram que pelo menos 155 políticos estão proibidos de deixar o país, entre eles a ex- Primeira Ministra Yingluck Shinawatra. Por uma infeliz coincidência o partido deposto na Tailândia era o Partido Pheu Thai, que pode ser abreviado por PT, ou PPT. O partido é majoritariamente apoiado pela população mais humilde.
Desde 1930 as Forças Armadas da Tailândia atentaram pelo menos 18 vezes contra os governos constituídos.
Em 2013 cem mil pessoas foram as ruas. Diferente do que ocorreu aqui, a sociedade se manifestou especificamente contra o governo. Na época os jornais destacavam também que, a massa nas ruas era heterogênea, sendo que parte significativa  dos manifestantes era formada por pessoas com mais de 40 anos.
Uma das frases gritadas era:  “Eles têm que se ir embora, Não quero mais a família Shinawatra aqui. Têm que deixar o país
Shinawatra é o sobrenome da ministra deposta e de seu irmão exilado, que ainda tem o controle do PPT.
Algum tempo depois do início das manifestações populares, o principal partido de oposição se uniu aos manifestantes. "A primeira-ministra não tem o direito de presidir negociações, já que ela é o centro dos problemas. A primeira-ministra deve renunciar para que a sociedade encontre uma solução para o país", declarou o líder da oposição em novembro de 2013.
A crise se agravou depois que a Primeira Ministra Yingluck Shinawatra, deposta foi acusada de governar sob as ordens de seu irmão Thaksin Shinawatra, condenado por corrupção a dois anos de prisão, e  atualmente foragido do país. Mas que permanece ainda como uma espécie de ícone do partido. A chefe de governo tentou também impor uma anistia a todos os políticos condenados ou afastados por ações militares em anos anteriores.
A Primeira Ministra foi LEGALMENTE julgada e condenada por nomear um cunhado, também ligado ao SEU IRMÃO foragido. Foram também condenados e demitidos outros 9 ministros. Após a condenação a crise política aumentou, manifestações e embates se agigantaram nas ruas. As forças armadas decretaram toque de recolher e dois dias depois assumiram o controle do país.
Portanto, a ação MILITAR não veio do nada, não caiu do céu. A população foi para as ruas e forçou a adoção de medidas legais, como o julgamento da líder governista. Os militares aguardaram até que todas as possibilidades legais fossem esgotadas. Por ultimo, o exército chegou a convocar representantes dos partidos, na tentativa de promover uma re-conciliação, mas isso não deu certo.

Robson A.D.Silva – Cientista Social – Revista Sociedade Militar.

Nenhum comentário: