3 de abril de 2014

Bolsonaro presidente? Bolsonaro Senador? Isso é viável.

Bolsonaro presidente? Bolsonaro Senador? Isso é viável.

A bandeira brasileira é achincalhada, Estudantes derrubam estátuas. A porta do clube militar é banhada de tinta vermelha, cospem na cara de idosos, heróis de guerra, deputados são censurados no Congresso por tentar falar a verdade. Onde vamos chegar assim? 

Tudo isso pode parecer muito libertário, democrático e até moderno, mas a verdade é que essa juventude que impõe a palavra e não dá lugar ao contraditório poderá, se nada for feito a respeito, estar no comando do país daqui a 15 ou 20 anos.

A sociedade está em seu limite, talvez por isso é que milhares de pessoas frquentem grupos nas redes sociais que apoiem uma intervenção militar. As próximas eleições talvez sejam nossa última esperança de colocar no Congresso um grupo que realmente se oponha ao governo atual. Para governar é preciso uma base parlamentar, por isso talvez seja realmente mais importante focar o Congresso nacional em primeiro lugar.

Ainda assim um grande número de pessoas tem sugerido que Bolsonaro se candidate para a presidencia da república, achamos que é bastante improvável que faça isso. Jair Bolsonaro parece avesso a coletar doações de empresários, algo que no Brasil parece indispensável a uma campanha presidencial. A revista Sociedade Militar esteve em um evento recente onde Bolsonaro disse claramente que político não pode ter o "rabo preso" com empresários. 

Analisando os gastos da última campanha de Jair Bolsonaro constata-se que ele realmente não recebe doações de empresários. Em sua primeira campanha o deputado gastou apenas 28 mil reais, na segunda gastou 19 mil e na terceira, a mais cara, gastou 119 mil reais. Em relação aos outros candidatos eleitos Bolsonaro está entre os que gasta menos, enquanto o custo média das campanhas bem sucedidas no Rio ficou na faixa de 950 mil reais, Bolsonaro gastou um quarto disso menos de 200 mil. Parece que seus eleitores não precisam de trios elétricos, camisetas ou cestas básicas.

Veja o quadro comparativo abaixo das três últimas campanhas de Jair Messias Bolsonaro, comparadas com as de outros candidatos. 
Obs: José Genoino concorreu para o governo do estado de SP em 2002.


Nenhum comentário: