1 de novembro de 2014

Denúncias falsas. Cuidado. Isso pode desestabilizar a oposição.

Assim como grande parte do eleitorado brasileiro, creditamos que deveria haver mais transparência no processo de apuração dos votos. A impressão de um recibo que possibilitasse a recontagem seria muito bom. Ao final dessas eleições ficou claro que há desconfiança sim por parte do eleitorado. Isso pode desestimular o eleitor de comparecer às urnas em próximos pleitos.

Nos chamou a atenção uma fotografia publicada e replicada em vários sites e fanpages. Ela supostamente mostra índios pataxó queimando urnas. Na imagem não ha explicação sobre o motivo da queima. A mensagem é: “está configurado crime eleitoral... um dos índios fez essas imagens e corre grande risco de vida”.

Como fazemos já há algum tempo a cobertura das ações de membros do Foro de São Paulo notamos algo de familiar nas imagens e fomos verificar, elas são as mesmas utilizadas em abril de 2013 para denunciar fraudes na eleição de Nicolás Maduro, na Venezuela. Confiram vocês mesmos.
Estejamos atentos com as imagens e mensagens que chegam pelas redes sociais e sites. Uma oposição eficaz tem que estar sempre bem fundamentada, sob pena de sermos envergonhados. Denúncias falsas e absurdas podem ser “plantadas” em redes sociais justamente para replicação e distribuição, como ocorre nesse caso. Depois basta a divulgação do desmentido e a oposição será taxada de desonesta, inconsequente etc.

Vejam as imagens.






Nenhum comentário: